quarta-feira, 15 de abril de 2015

Como Plantar Grama

Como plantar Grama:


Eis aqui algumas informações que você deve saber antes de plantar e comprar grama:


            
Informações completas passo a passo...



Como plantar Grama (Texto e imagens)

           - O sucesso do gramado depende de como você prepara o solo para recebê-lo.
           - Remova todos os entulhos e ervas daninhas,
           - Após tudo isso, não deixe descompactado. Nivele corretamente o terreno e faça a medição da área para adquirir a quantia certa,
                                     
           - Utilize calcário (conforme instruções  mais abaixo),
           - Utilize adubo (conforme instruções mais abaixo),
           - Estenda os tapetes de grama no solo conforme imagem abaixo:


           - Irrigue logo após o plantio e diariamente, de preferêcia a tarde na ausencia do sol. O ideal é irrigar até que a grama esteja bem enraizada (Entre 15 a 30 dias). Depois de enraizada, recomenda-se irrigar a cada 15 dias em média no verão e a cada 60 dias no inverno (É claro que isto pode ser bastante variável de acordo com o clima do local e de acordo com o tipo de grama). 
         - Não é necessário irrigar em excesso para não afogar a grama. Uma boa irrigação com moderação é aconselhável.                          

Antes da grama enraizar, é normal que perca sua cor. Após alguns dias de irrigação e adaptação ao solo, já retoma a cor natural.        

      


                           Caso tenha disponível terra preta ou vermelha e queira fazer cobertura é bom, desde que tenha certeza de que a terra não tenha sementes de ervas daninhas, cebolinha , entulhos, entre outros pois, a terra segura um pouco mais a umidade, protege a grama do sol intenso e também acaba rejuntando as diferenças entre uma placa e outra. Isto ajuda a grama a se formar mais rápido preenchendo as frestas por assim dizer porém, a cobertura deve ser feita com uma camada fina. Nada em excesso. Não é para cobrir a grama inteira. É apenas uma fina camada senão, acaba afogando a grama.
Reforçando: A terra tem que ser pelo menos razoável em nutrientes e, caso a terra não seja isenta de pragas e limpa, é melhor não utilizar do que comprometer o gramado ou ter trabalho dobrado para fazer a manutenção depois. Sem a terra, a grama fica um pouco mais exposta e sem o auxílio da mesma porém, pega do mesmo jeito. A diferença é que demora um pouquinho mais para fechar bem e se adaptar.

Em taludes (barrancos) utilizamos pedaços finos de bambu ou de madeira para fixar a grama no solo e só devem ser retirados após o efetivo enraizamento. Isto evita que os tapetes ou rolos escorreguem naturalmente ou com as chuvas. Veja imagem abaixo:


Calcário:


           O calcário é necessário para tirar a acidez da terra, ou seja, corrigir o PH. Como geralmente não sabemos qual é a medida do PH devido a variação de solo para solo, não temos como ser precisos na quantidade de calcário a ser utilizada por m², a menos que um especialista seja contratado para a devida análise. Caso não seja contratado um especialista, geralmente recomendamos uma média de 300 gramas de calcário por m².
          O calcário é facilmente encontrados em agropecuárias. Pergunte por calcário dolomítico e ou calcítico. Geralmente são vendidos em sacos de 40 kg a preços bem acessíveis.




Adubo:



         Além da preparação do local, correção do solo com o calcário e da importância da irrigação, tem outro fator de extrema importância para o desenvolvimento da grama que é o adubo. De uma forma bem simples para ficar fácil de entender, a grama precisa de folhas verdes (nitrogênio); raízes fortes (fósforo) e; resistência a pragas, ao pisoteio, frio intenso e a doenças (Potássio).

Estes são os nutrientes dos adubos da fórmula NPK conforme abaixo:

N - Nitrogênio
P- Fósforo
K- Potássio

           Nas agropecuárias geralmente encontramos também facilmente estes adubos onde os mais comuns são: o 10x10x10 que seria tudo igual e equilibrado para o NPK e o 4x14x8 que tem mais fósforo e potássio.
          O recomendado nesta fase (plantio) seria o que tem mais fósforo e potássio e; menor quantidade de Nitrogênio pois, como a grama ainda não esta enraizada, não haverá uma boa absorção do nitrogênio então, indicamos o 4x14x8 ou algum outro adubo da formulação NPK que inicie com o nitrogênio 0 se preferir e tiver disponível no local da compra.
Imagem

Sacos de 50 kg. Existem várias marcas de calcário e adubos. Imagens apenas ilustrativas.


         Depois de alguns meses (3 a 6 meses), pode ser utilizado o 10x10x10 para equilibrar os nutrientes.

         Depois de enraizada, se quiser uma grama bem verdinha, conforme já explicado acima, trata-se do nitrogênio. Encontra-se grande concentração no produto chamado uréia porém, como a uréia tem 45% de nitrogênio, é necessário cuidados para não aplicar em excesso para não desequilibrar os nutrientes, também é necessário seguir as instruções de aplicação para não queimar a grama e ficar atento quanto a irrigação visto que, exige mais água após a aplicação.

          Enfim, todos os esforços e cuidados valem a pena:



Dicas antes de encomendar a grama:


Segue algumas regras básicas:
        1 - É necessário ter ciência de que, se preparar o local do plantio muito antes da grama chegar, correrá o risco de ter que refazer novamente no caso de chuvas, pisoteio etc. Por outro lado, se deixar tudo para a última hora onde a grama já está no local, corre o risco de deixar a grama estocada, exposta ao sol por tempo desnecessário. O ideal é plantar o mais rápido possível então, é necessário ter uma mediação entre o acerto do terreno e o recebimento da grama para já poder iniciar o plantio.
        2 - Descarregue a grama com cuidado, procurando não quebrar os tapetes;
        3 - Caso não vá plantar imediatamente após o recebimento, procure deixar a grama em local sombreado, protegido do sol direto e do calor intenso;
       4 - Plante o mais rapidamente possível. Lembre-se que, principalmente nos dias quentes, a grama não deve ficar armazenada;
       5 - Quando chove seguidamente, é certeza de que os carregamentos começam atrasar pois, impossibilita a entrada dos caminhões nos grameiros e além do que,, as gramas retem o excesso de umidade fazendo com que fiquem muito mais pesadas do que o normal então, se excede o peso, o caminhão não suporta e acaba atrasando as entregas. Esteja atento a isto e tenha paciência.

Dicas para uma compra de gramas com qualidade:


            - O primeiro aspecto a ser considerado em relação a qualidade do produto a ser comprado (Grama), é verificar a procedência do produtor e consequentemente do produto. Verificar se está sendo produzida de forma "ilegal" ou "de acordo com a lei". Uma maneira rápida e fácil de saber isto é pedir ao produtor o número do cadastro no Renasem (Registro nacional de sementes).

 Porque isto é importante?

           Com o Renasem, o produtor tem um responsável técnico que é um engenheiro agrônomo ou florestal responsável por orientar o produtor sobre o manejo correto, e de emitir os laudos técnicos bem detalhados, atendendo aos padrões mínimos de qualidade. Sem o Renasem, a procedencia é ilegal, a concorrência é desleal e, pode apresentar baixos indices de qualidade visto que, não há fiscalização e consequentemente pode não haver um padrão de qualidade. Isto é de extrema importância. Tem que diferenciar os "bonsdos "maus produtores".

         - Outra questão de extrema importância é: "Preço não é tudo". O que deve ser levado em conta é o valor agregado. É claro que é importante mas, não é tudo. Temos que atentar para o fato de que maior qualidade leva a maior custo total e consequentemente um maior custo final do produto. O contrário é evidente.

Advertências quanto a compra da grama:

          - Ao comprar a grama e contratar o frete do próprio produtor, geralmente a descarga da grama é por conta do cliente. É sempre importante estar ciente deste fato pois, caso não se atente a isto, poderá ter transtornos e despreparo. A descarga geralmente é por conta de que executa o plantio.
          - Falando ainda sobre descarga, é muito importante ter consciência de que, o caminhão na maioria das vezes vai com muito peso. Geralmente vai com a capacidade máxima então, o caminhão fica limitado o acesso a qualquer lugar como: Subidas muito fortes, entradas ou estradas apertadas e irregulares, estradas de terra mediante chuvas ou pós chuvas etc.                     Geralmente, o bom motorista sabe até onde ele pode ir, e até onde ele pode forçar o caminhão. Caso estes problemas ocorram já próximos ao local da entrega, ou no acesso ao local, geralmente o bom vendedor já prevendo estes possíveis impasses no percurso, já deixam o cliente ciente de que, é dever do mesmo providenciar os meios para que a grama chegue até o local desejado, ou seja, o caminhão para no limite dele e a descarga é feita ali ou, em alguns casos onde seja possível, descarrega-se boa parte da carga, e o caminhão já consegue chegar mais perto, onde tudo é providenciado pelo cliente. É bom estar ciente de que isto pode acontecer. Nos casos em que o vendedor adverte sobre isto, o pedido está condicionado a aceitação das advertências. 

             Variedades de gramas mais vendidas:




Esmeralda
               Indicada para áreas com sol predominante o que a torna naturalmente resistente ao sol,  e ao pisoteio então, entre muitas outras finalidades que necessitam destas características, pode ser utilizada em campos de futebol tranquilamente porém, caso queira uma grama mais profissional, específica para a prática de esportes, indicamos a grama bermudas visto que, se regenera mais rápido e sendo assim, é mais resistente ao pisoteio do que a esmeralda.





São carlos:

Indicada para áreas com sombra predominante. É mais sensível então, não é aconselhável ´pisoteio constante, transitar com veículos, praticar esportes, etc...

                                     



Batatais:

            A grama batatais ou mato grosso conforme é conhecida em outras regiões é uma grama rústica e nativa retirada na enxada de pastos. É bastante resistente ao sol, pisoteio, etc. Não tem medidas regulares e dá coceira.
           É a grama mais "barata" por ser uma grama nativa e, justamente por não ser cultivada, a mesma não tem custos de produção e consequentemente é vendida sem nenhum cuidado ou beneficiamento o que naturalmente não é isenta de pragas. A extração desta grama geralmente causa danos ao meio ambiente e também não é uma atividade regulamentada então, esta atividade ou comercialização é ilegal.
           A grama batatais exige mais manutenção em termos de cuidados com as pragas visto que já vem com pragas e, ela cresce bem mais rápido que as demais então, além da dificuldade do plantio por ser placas irregulares, geralmente dá problemas de metragem (faltando) pela irregularidade que dificulta a medição correta, os custos com manutenção são maiores visto que, as podas serão frequentes, dá coceiras e reforçando novamente: pode agredir o meio ambiente e não é uma atividade regulamentada então, a grande maioria dos produtores já parou de comercializar a grama batatais primeiro pela preservação ao meio ambiente e depois pela ilegalidade, além da falta de benefícios.
          A grama batatais é produto de extrativismo.


          Se as informações acima foram úteis, deixe seu comentário abaixo. Caso tenha dúvidas, sugestões ou reclamações estaremos prontos a atende-los. Será um prazer receber seu contato.
Esperamos ansiosamente. 
Obrigado pela visita! Espero ter ajudado.

www.facebook.com/gramaideal

Contatos:

9 9609 9056 (Vivo / whatsapp)
(15) 3259 2980 (Fixo)
Skype: Gramaideal
            www.facebook.com/gramaideal

E-mails: vendasgramaideal@gmail.com



2 comentários:

  1. Sou Samuel da Cidade de Poços de Caldas estava procurando Grama esmeralda na internet e achei a empresa Grama ideal entrei em
    contato com o vendedor que prontamente retirou todas as minhas dúvidas, fiz a compra e um dia depois foi entregue a mercadoria, não precisei pagar nada adiantado e foi gerado o boleto após a entrega, grama de alta qualidade e vendedor prestativo! Indico a empresa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel! Sua satisfação é o nosso compromisso. Agradecemos seu contato, pela compra conosco e pelo retorno sobre sua experiência sobre nossa empresa. Sempre que precisar estaremos prontos para atende-lo. Obrigado. Josué / Grama Ideal

      Excluir